A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é uma competição internacional de matemática em equipe e interclasses para estudantes do ensino fundamental e médio. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento –, com apoio oficial da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da Universidade Metodista de São Paulo, tendo ainda o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) na divulgação.

Os principais objetivos da OIMSF são: aproximar os países estrangeiros através do estudo da Matemática, aproximar a Matemática e as Línguas Modernas, promover o interesse pela Matemática e pelas Línguas Estrangeiras, estimular o trabalho em equipe, promover o envolvimento do jovem na sua comunidade escolar, incentivar iniciativas centradas nos estudantes.

As provas serão divididas em três níveis: o básico, voltado para os estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental; o júnior, para os estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental; o sênior, para todas as séries do Ensino Médio. A E.E. Celso Machado participou na categoria básico com as turmas do 6° ano, na categoria júnior com as turmas do 7° 8° e 9° anos e na categoria sênior com as turmas do Ensino Médio.

As provas em todo o Brasil foram realizadas no dia 20/04, com horário estabelecido por cada escola inscrita. O gabarito foi divulgado no dia 24/04, depois do quê a escola selecionou uma prova de cada série para ser encaminhada para São Paulo para a correção da banca julgadora da OIMSF. O resultado final será divulgado no dia 19/06/2017.

Segundo Wilson Marcos Soares, professor de Matemática das turmas de 6° ano, “a olimpíada vai além de testar conhecimentos matemáticos dos alunos, configurando-se como uma forma dos alunos aprenderem a trabalhar em grupo, é uma prova interativa com uma dinâmica produtiva”. Para o aluno Andrey Eduardo Silva, de 11 anos, “a prova estava muito difícil, mas foi legal ver todos os colegas juntos tentando resolver as questões”. Já o Prof. José Roberto dos Santos, diretor da escola, considera que o grande objetivo das olimpíadas foi alcançado: o verdadeiro espírito do trabalho em equipe. “Foi emocionante ver as turmas se organizando e buscando solucionar as questões. Mais uma vez, os alunos da a E.E. Celso Machado demonstraram que desafios é com eles mesmos! Olha só a concentração da galera!”
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Celso Machado / Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000