A SRE Metropolitana B  em atendimento à Lei  Federal  Nº 11.497 de 16 de junho de 2009, bem como,  à Resolução do FNDE Nº 26 de 17 de Julho de 2013 alterada pela Resolução do FNDE Nº 04/2015 e a Resolução Estadual SEE nº 2.245/2012, vem incentivando as Caixas Escolares a realizarem o processo de Chamada Pública Coletiva para aquisição da alimentação escolar destinada aos educandos.

A Chamada Pública Coletiva consiste em uma modalidade de aquisição de alimentos perecíveis ou não perecíveis que estimula a Agricultura Familiar. Tal processo reúne a demanda da alimentação de várias escolas com o objetivo de atender a legislação vigente, fomentar o mercado e desburocratizar o processo de compra que somente uma Caixa Escolar enfrentaria no decorrer da operação.

No mês de setembro de 2016, a SEE/MG em conjunto com a SRE Metropolitana B, iniciou o “projeto piloto” com as Caixas Escolares da região do Barreiro em Belo Horizonte, onde foi possível realizar o processo de Chamada Pública Coletiva e avaliar os benefícios reais para os envolvidos. O projeto contou com a participação das 23 Caixas Escolares o que demandou muitas reuniões e trabalho intenso.

Destacamos a participação das Caixas Escolares Pe. João Botelho, Margarida Brochado e Pe. João Bosco Penido Burnier que assumiram esta demanda com afinco, em conjunto com os demais participantes resultando em um trabalho de êxito. Em conversa com este grupo vários gestores já manifestaram o desejo em dar continuidade ao projeto considerando que unidos conseguirão alcançar os objetivos.

As representantes das escolas estaduais Padre João Botelho, Sra. Eliani Geralda de Oliveira Franca, Margarida Brochado, Sra. Kelly Cristina Fernandes de Souza e da Caixa Escolar João Paulo I, Sra. Rita de Cássia Aparecida Vilaça Almeida, deram seus depoimentos sobre a experiência enfatizando positivamente essa nova estratégia. Conjuntamente, a equipe da regional realizou o repasse de informações e esclarecimentos quanto a esta modalidade de execução.

Palavra da Diretora DAFI
Neste ano de 2017, as escolas que participaram do projeto piloto já realizaram um novo processo de aquisição nessa modalidade, e nós da Diretoria Financeira da SRE Metropolitana B, por meio do acompanhamento que já estava sendo realizado junto aos gestores escolares e coordenado pelos Analistas de Prestação de Contas, Sra. Cecília Madureira e Sr. Marcelo Luciano Ayrolla Soares, aproveitamos o ensejo e  retomamos o projeto,  desempenhando o papel de multiplicadores, com intuito de ampliar para as demais escolas esse modelo de compra e, consequentemente, atender a proposta do programa de alimentação escolar que é  promover uma alimentação saudável e adequada aos educandos, bem como, fomentar o programa, atender as resoluções supracitadas e ratificar os resultados, benefícios e ganhos significativos para as caixas escolares.

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Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Diretoria Administrativa e Financeira - DAFI
Fotos: SRE Metropolitana B

 

 

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