A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (24/8), diretores, superintendentes de ensino, secretários, prefeitos, comissões de alunos e professores durante o Fórum Regional de Governo do Território Metropolitano, realizado no município de Betim, na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa.

Macaé e a equipe da Secretaria de Estado de Educação (SEE) conversaram com os presentes no encontro para esclarecer dúvidas e debater sobre programas e ações da pasta, na sala de recepção da SEE, montada para acompanhamento do Fórum. Participaram dessa etapa dos circuitos dos fóruns as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) Metropolitanas A, B e C, de Coronel Fabriciano, Sete Lagoas, Pará de Minas, Nova Era, Guanhães e Ouro Preto.

Maria Aparecida Ferreira de Morais, secretária de educação do município de Santo Antônio do Rio Abaixo, disse ter chegado com a expectativa de levar orientações que possam contribuir para melhor seu trabalho no município. “Somos pequenos e ficamos sem muito acesso a informações. Temos o plano municipal de educação com metas a serem cumpridas e gostaria de saber como ficará com essa perspectiva de corte de verbas na Educação. Vivemos praticamente com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dependemos muito dos programas de governos estadual e federal e não sabemos como vamos conduzir os processos para a educação infantil e fundamental”.

Maria Auxiliadora Ribeiro, prefeita de Rio Acima, disse que sua participação no fórum tem como objetivo buscar informações que possam agregar e ajudar em sua administração. “Vou marcar um encontro com a Secretária Macaé para podermos discutir sobre a educação como um todo”.

O secretário de educação do município, que também é servidor licenciado do Estado, Aldo Moreira, disse que encontros como os do fórum permitem estreitar relações das escolas do município com o estado. “A SEE é uma parceira muito importante”.

Os subsecretários de Gestão de Recursos Humanos, Antônio Davi Júnior e de Informações e Tecnologias Educacionais, Mara Rodrigues e a coordenadora das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), Clélia Márcia Costa, também atenderam a demandas das comunidades.

Na parte da tarde, a Secretária Macaé Evaristo e os subsecretários se encontram com os secretários municipais de educação e diretores de escolas e conversam sobre processos avaliativos e de monitoramento.
Fonte: educacao.mg.gov.br
Texto e fotos: Elian Oliveira/ACS-SEE