A pouco mais de duas semanas para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade já começa a tomar conta dos candidatos. Mas nessa reta final de preparação, o mais importante é se manter calmo e focado, repassar as instruções e procedimentos cobrados no Exame e testar seus conhecimentos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio das superintendências de Ensino Médio e de Avaliação Educacional , está estimulando as escolas da rede estadual de ensino a realizarem o “Simulado Mineiro do Enem 2017”. A prova deve ser uma oportunidade para que os estudantes simulem a situação real do exame, de tempo, dificuldades físicas e horários que eles enfrentarão nos dias 05 e 12 de novembro, quando serão aplicadas as provas do Enem 2017.

O Simulado Mineiro é uma das iniciativas propostas pela SEE dentro de um cronograma de ações para o fortalecimento do Enem em nosso Estado. De acordo com dados do Ministério da Educação, 549 mil estudantes de Minas Gerais estão inscritos no Enem 2017. “Durante o ano, disponibilizamos simulados por meio do nosso banco de itens para serem realizados nas escolas, visando propiciar aos nossos estudantes o contato com esse tipo de exame. A proposta de aplicar o Simulado Mineiro em dois dias tem como intuito possibilitar que nossos estudantes vivenciem essa experiência através da simulação das condições reais de aplicação do Enem, tanto no que se refere às provas quanto à logística envolvida no processo. O Enem é um exame que demanda esforço físico e nossos jovens não estão acostumados a realizarem provas com uma duração tão longa. Acreditamos que, ao simular todo o processo, nossos estudantes estarão mais preparados para enfrentar a maratona do Enem”, relata a superintendente de Avaliação Educacional, Geniana Faria.

A sugestão é que o simulado aconteça em dois dias consecutivos no mês de outubro, preferencialmente nos dias 30 e 31 e simultaneamente em todas as escolas da jurisdição, mas cada regional poderá definir, juntamente com os diretores de escolas, a data e a melhor forma de viabilizar a aplicação, simulando as mesmas condições colocadas pelo Enem, que são de dois de provas, sendo o primeiro de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; e o segundo de Ciências da Natureza e Matemática. As provas serão no turno da tarde, com duração de 5h30 no primeiro dia e 4h30 no segundo.

A SEE também propõe que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) façam um levantamento de jovens inscritos no Enem que precisarão de acolhida e hospedagem para realização das provas em locais distantes de suas residências, para que seja criada uma corrente solidária entre famílias que possam acolher esses jovens ou escolher uma escola da regional que possa ser, nos dias do Enem, um ponto de alojamento para os estudantes. Os simulados ficam disponíveis no banco de itens do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade (Simave).

Os estudantes também poderão estudar para o Enem através dos materiais disponíveis no Portal Escola Interativa. Lá eles encontrarão videoaulas e simulados utilizados em anos anteriores.

Exame Nacional do Ensino Médio
Este ano o Enem será aplicado em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro. Serão quatro provas objetivas de cada área do conhecimento, sendo 45 questões cada uma, além da Redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de uma situação-problema apresentada.

5 de novembro de 2017 (domingo)
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);
- Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Redação;

Tempo para as provas: 5 horas e 30 minutos.

12 de novembro de 2017 (domingo)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia).
- Matemática e suas Tecnologias.

Tempo para as provas: 4 horas e 30 minutos.

Os portões de acesso nos dias de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário de Brasília. É proibida a entrada após o fechamento dos portões. As provas terão início às 13h30.

O Enem é atualmente a principal porta de entrada para a educação superior em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para concorrer a financiamentos e bolsas estudantis em instituições privadas, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Este ano, o Exame não pode mais ser utilizado para certificação do Ensino Médio.

Por Andréa Hespanha
Fonte: educacao.mg.gov.br