Entre os dias 19 e 22 de setembro, as escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais realizaram a Semana Escola em Movimento, que objetivou a discussão sobre os processos de avaliação externa e interna, configurando-se como um momento de diálogo, reflexão e planejamento coletivo, a fim de empreender ações para o desenvolvimento da Educação Integral e Integrada, contribuindo para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes. E foi no contexto da Semana Escola em Movimento que a E.E. Amélia Josefina Keesen vivenciou um processo verdadeiramente democrático.

A princípio, partiu da professora de Língua Portuguesa, Maria Terezinha, a proposta da criação de um jardim na escola, sendo a ideia posteriormente aderida por Rosangela Gonçalves e Soraya Paula, professoras do 3º e 4º anos, desenvolvendo diversas atividades interdisciplinares como recurso de aprendizado, de forma lúdica e muito integrativa.

Durante o projeto, os alunos receberam noções de jardinagem, pintaram pneus, podaram árvores e plantas, sendo solidários uns com os outros durante toda a atividade, considerando-se que alguns nunca haviam vivenciado essa tarefa.

Na Semana em Movimento, a escola promoveu a eleição do nome do jardim, ocasião para a qual os alunos confeccionaram todo o material necessário a tornar o evento o mais próximo possível a uma eleição de verdade, desde o mais simples ao mais importante momento da votação. Com materiais reciclados, os alunos confeccionaram as urnas e as cabines eleitorais, realizaram divulgação dos candidatos por meio de cartazes e rodas de conversa, organizaram lista de presença contendo o nome de todos os eleitores participantes e confeccionaram até mesmo o comprovante de votação.

Alguns alunos foram encarregados de serem fiscais de eleição e mesários, sendo incumbidos de orientar a todos os eleitores na sessão eleitoral. O trabalho foi bem gratificante, observando-se que os alunos sabiam a importância daquela ação, demonstrando-se confiantes e, acima de tudo, mantendo total sigilo em relação seu voto.

Ao final do processo eleitoral, os alunos responsáveis pela votação fizeram a apuração dos votos e divulgaram o resultado por meio de cartazes.

Em sala de aula, a professora explorou ainda mais a temática desenvolvendo o trabalho com gráficos a partir das informações coletadas da eleição. Organizados em grupos, os alunos confeccionaram tabelas e gráficos observando as diferentes opiniões no contexto eleitoral. Assim, pôde-se explorar de forma mais prática a matemática no dia a dia.

Os alunos do projeto de tempo integral, sob a orientação da professora de Artes, Vilma, decoraram as paredes com grafites, o que deixou o jardim ainda mais lindo.

O trabalho envolvendo jardinagem, processo eleitoral, arte, matemática e demais áreas do conhecimento é louvável, indo diretamente ao encontro do objetivo primeiro da Semana Escola em Movimento, que prevê ações concebidas como parte do currículo escolar, em diálogo com os diversos componentes curriculares, promovendo o desenvolvendo das mais variadas habilidades e competências dos estudantes.

O jardim não é um projeto acabado, estando ainda em construção, como tudo na vida. Proporcionar aos alunos essa experiência foi muito gratificante para a escola, que acredita que só vivendo democraticamente é que se torna possível a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto Alex Gabriel da Silva