Os estudantes mineiros já podem se preparar para repetir o sucesso conquistado nos últimos anos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). É que está aberto, até o dia 02 de abril, o período de inscrição para a 14ª edição da competição. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas municipais, estaduais, federais e privadas. A inscrição deve ser realizada pelas escolas, por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição disponível exclusivamente na página da Obmep. No ano passado, 18,2 milhões de estudantes de 99,6% dos municípios brasileiros se inscreverem na Olimpíada, que, pela primeira vez, foi aberta também para os colégios particulares.

As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores também já tem data: 21 de novembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e integra as atividades do Biênio da Matemática Gomes de Sousa 2017-2018.

Minas no topo
Em 2017, os estudantes mineiros colocaram o estado no lugar mais alto do pódio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017. Minas Gerais foi o estado com o maior número de medalhas na competição, entre as escolas públicas. Foi a 11ª vez consecutiva que Minas Gerais ficou em primeiro lugar em número de alunos medalhistas. Ao todo, foram 1.448 medalhas, sendo 119 de ouro, 381 de prata e 948 de bronze. O segundo estado com mais premiações é São Paulo, com 94 de ouro, 274 de prata, 914 de bronze.
__________
Fonte: educacao.mg.gov.br
Imagem: Divulgação IMPA

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000