Se algo da alma do artista se revela naquilo que ele produz, é certo que há uma imensa beleza no interior de nossos discentes, dentre os quais se destaca hoje a jovem Sarah Farias Sales Bráz, aluna do 2º ano noturno da E.E. Ordem e Progresso, localizado no Nova Gameleira. E foi justamente o talento da aluna o tema principal de reunião ocorrida no gabinete da SRE Metropolitana B na última sexta-feira, 6 de abril, quando se reuniram com o nosso superintendente, Webster Silvino de Oliveira, a aluna Sarah, a sua mãe Graziele, a diretora educacional Fátima Maria Gonçalves, a diretora escolar Elaine e a professora de língua portuguesa Waldene.

O dom de Sarah para o desenho já vem de muito tempo, mas só recentemente o mesmo se revelou no contexto escolar, quando, durante o planejamento de uma revista dedicada à conscientização sobre o cyberbullying, a Profa. Waldene se surpreendeu com a capa criada por Sarah. “O que me impressiona na Sarah é que a ligação dela com a arte é muito grande e natural”, conta a Profa. Waldene, que toma a jovem Sarah como uma negação ao estereótipo da chamada “turma do fundão”, dado que Sarah, além de artista – ou por ser artista –, é comprometida e reservada.

A Profa. Elaine, então diretora da E.E. Ordem e Progresso, conta já haver tido Sarah como aluna em biologia sem nunca haver tomado ciência de suas habilidades artísticas. Ela, que elogia a presença da Sra. Graziele naquela reunião, defende a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem, bem como expressa o prazer da escola em contribuir com os pais na formação de vencedores. A Profa. Elaine manifesta o seu desejo de levar os discentes a, cada vez mais, revelarem os seus talentos, fazendo da escola o lugar para promove-los. Nesse contexto, a diretora defende a importância de projetos que explorem o aluno e que, ao colocarem-no no centro do processo de ensino-aprendizagem, promovam a reflexão.

Diante da curiosidade sobre a origem do talento de Sarah, Graziele conta que desenhava quando mais jovem, de modo que, habitualmente, a filha folheava, deslumbrada, uma pasta com alguns desenhos da mãe, que não seguiu carreira nesse sentido. Não foi apenas o dom para os traços, porém, que Sarah herdou da mãe. “Ambas somos canhotas”, conta Graziele.

Além de uma exposição no contexto da escola, os presentes, junto ao superintendente, pensaram possibilidades de apresentação do trabalho da aluna para além das paredes da escola, como forma de lhe dar visibilidade. Nesse contexto, tomou-se o apoio à jovem artista como uma dentre as tantas oportunidades para se mostrar que a escola está, sim, fazendo pelo aluno, revelando-se como uma escola que acredita, que troca, que aprende com ele.

Durante a conversa, Sarah apresentou uma série de trabalhos de sua autoria, possibilitando aos presentes observarem a evolução de suas criações, que crescem significativa em qualidade e perfeição. E, assim, entre figuras como Lady Gaga, Bono Vox e anônimos, Sarah expressa as suas impressões e se aperfeiçoa aceleradamente como desenhista, cultivando um gosto especial pelo desenho em grafite. “O desenho colorido é mais complicado”, diz ela, contrariando a variedade de desenhos magistralmente coloridos do seu portfólio.

A E.E. Ordem e Progresso e a SRE Metropolitana B muito se orgulham de discentes como Sarah, que, aqui, representa tantos outros talentos, revelados ou não, que passam diariamente pelas nossas instituições de ensino. A SRE acredita que os dons estão diretamente ligados ao nosso propósito de vida, de modo que seguí-los obstinadamente é o que melhor nos conduz para a felicidade. Fica aqui registrado o nosso sincero desejo de que o talento de outras Sarahs, Robertos, Denises, Alfredos e afins germinem no fértil terreno de nossas escolas.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: SRE Metropolitana B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000