No dia 25 de setembro, os alunos da Escola Estadual Newton Amaral, de Betim, desenvolveram mais uma ação do projeto interdisciplinar intitulado "Memória e patrimônio de Betim: eu faço parte dessa história". Por meio de uma trilha guiada pela professora e historiadora Adriana Araújo Lisboa e pela educadora patrimonial Germana Nani de Souza, guia do setor de patrimônio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (FUNARBE), os alunos visitaram os espaços, lugares, monumentos e bens tombados relevantes para a memória do município de Betim.

O trabalho de campo levou os discentes a uma "viagem imagética", partindo das origens do município, religiosidade, cultura, bem como dos marcos temporais significativos para as transformações e consolidação do lugar em um grande polo industrial do Estado de Minas Gerais.

Durante a trilha, foi abordada também a importância da valorização e preservação da memória e patrimônio da cidade.

Os alunos avaliaram positivamente a experiência e o conhecimento adquirido com a ação da Trilha da Memória. Segundo o jovem Jerson Vitor de Paula Gomes, por exemplo, aluno do 2º ano do Ensino Médio, a excursão o levou a ter um novo olhar sobre Betim, opinião da qual compartilha a jovem Aluna Camily Vitoria Viturino de Jesus, também aluna do 2º ano do Ensino Médio. “Foi muito proveitoso e importante para conhecermos mais sobre Betim, sobre a cidade que a gente vive. A Germana explicou muito bem e fiquei surpreendida com coisas que nunca imaginei que Betim tivesse. Fiquei perplexa de saber! Foram muitas informações e curiosidades que pelas quais a gente passa desapercebido no cotidiano.”

A Laura Dutra, aluna do 3º ano do Ensino Médio, também avaliando positivamente a ação, não perdeu a oportunidade de deixar uma dica para as próximas oportunidades. “Nossa, eu gostei demais! Pra mim foi muito bom! Eu quero conhecer também a Colônia Santa Isabel em um outro momento, pois acredito que lá também tem muita coisa interessante que vale a pena conhecer.”
Texto: Cássia Rezende Diniz – Professora e Mestre em Educação
Foto: E.E. Newton Amaral