De mera transmissão de informações, a Educação evolui, cada vez mais, para um conceito que faz da sala de aula ambiente oportuno para o trabalho com temáticas presentes na experiência prática dos discentes. Trata-se de uma transformação que a atual geração de alunos têm a grata oportunidade de vivenciar, e que, ousamos dizer, traz consigo a promessa de uma sociedade mais humanizada e consciente.

Foi nesse sentido que a Profa. Geralda Elizabeth Ferreira Genuíno, professora de Língua Portuguesa na E.E. Professor Morais, do Padre Eustáquio, idealizou o Projeto “Meu Primeiro Livro”.

Desenvolvido junto às suas turmas de segundo ano do Ensino Médio, o projeto teve como base a proposta de aulas sobre tipologia textual e literatura afro-brasileira da Secretaria de Estado de Educação (SEE), incentivando os discentes a escreverem sobre temas atuais.

A questão do racismo foi trabalhada a partir de alguns poemas de autores negros brasileiros, bem como da enorme repercussão do assassinato do cidadão estadunidense George Floyd, que gerou revolta em todo o mundo.

A gravidez na adolescência foi trabalhada com o intuito de levar os estudantes à compreensão das consequências que pode ter uma gravidez nesta fase da vida.

Quanto ao isolamento social, por sua vez, por não se tratar da realidade de uma terceira pessoa, mas algo que envolve a todos, sem exceção, foi proposta a produção de um relato em forma de diário, no qual os alunos discorrem sobre os medos, inseguranças, tristezas e alegrias vividos no período de pandemia de Covid-19.

Foi uma experiência significativamente positiva, possibilitando trazer à tona a realidade de cada discente no que tange a esses temas e abrangendo conteúdos da disciplina, como compreensão e produção de texto.
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Texto: adaptado de E.E. Professor Morais (cód. 1503)
Foto capa: E.E. Professor Morais (cód. 1503)

 

 

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