Evento contou com a presença da dupla gestora das escolas, dos inspetores escolares e dos diretores da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B.

A Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B realizou na manhã da última quarta-feira (9) a reunião de gestão integrada do Programa Jovem de Futuro. O evento aconteceu no Teatro João Paulo II, no campus Coração Eucarístico, da PUC Minas e contou com a participação da dupla gestora das escolas, dos inspetores escolares e dos diretores da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B.

O encontro teve como objetivo promover uma maior integração e alinhamento quanto à etapa de Planejamento, assim como a apresentação de diretrizes necessárias à elaboração do Plano de Ação das Escolas. O início da reunião foi marcado pela recepção dos convidados pela inspetora escolar Taliane Melo que, em seguida, passou a palavra para a diretora do Gabinete da SRE Metropolitana B, Kátia Canguçu, que deu as boas-vindas aos participantes do encontro e ressaltou a importância desse encontro presencial, que voltou a acontecer depois de muito tempo, devido ao isolamento social por conta da pandemia de Covid-19. Por fim, foi a vez da coordenadora de inspeção Najla Lelis saudar os presentes e apresentar o Plano de Ação aos presentes.

O Programa Jovem de Futuro foi implementado em Minas Gerais no ano de 2019, através de uma parceria firmada entre o Instituto Unibanco e o Governo do Estado, com o intuito de promover uma melhor aprendizagem dos estudantes e garantir o aumento do número de jovens que concluem o Ensino Médio.
Após a apresentação do Plano de Ação das Escolas às duplas gestoras, foi aberto um momento para perguntas, onde os diretores das escolas puderam tirar dúvidas à respeito de demandas de suas instituições de ensino.

O diretor Humberto Rosa, da Escola Estadual Caio Nelson de Sena, localizada no bairro Caiçara, em Belo Horizonte fez uma avaliação do encontro:
“O contato é muito importante para entendermos os objetivos estratégicos, sejam eles os objetivos da Metropolitana e da Secretaria de Educação, pois assim conseguimos alinhar em nossa escola junto a equipe gestora, como iremos basear nossas ações.”

O educador ainda comentou sobre as ações implementadas em sua escola:
“A experiência em nossa escola é muito boa e teve um alcance muito bom entre os alunos. A relação interpessoal melhorou bastante e os professores conseguiram entender os pontos essenciais em sua didática para poder aperfeiçoá-los e ajudar os alunos a terem uma aprendizagem satisfatória. Nossas participações em projetos externos também melhoraram, tal como a EcoDom, por causa dos meninos líderes que conseguiram mobilizar os seus colegas. Isso aconteceu porque os alunos se sentiram protagonistas do processo.”
Por Henrique Toscano
Imagem da capa: SEE/MG