Escola Estadual Maurício Murgel foi indicada em 1998 para receber os alunos surdos da capital mineira e região

Em um mundo tão desigual e cheio de dificuldades para as pessoas menos favorecidas, há um pontinho de esperança em uma escola localizada em Belo Horizonte. Desde 1998, a Escola Estadual Maurício Murgel, no bairro Nova Suíça, é indicada para receber alunos com deficiência auditiva da capital mineira e região e possibilitar a esses estudantes cursarem o Ensino Médio.

A diretora da escola, Sônia Marinho, explica que a instituição de ensino também recebe alunos com outras necessidades especiais e destaca a receptividade da comunidade escolar com os alunos especiais: “O mais bacana é o tratamento respeitoso dos profissionais e dos colegas. Os colegas são muito solidários e cria-se um ambiente acolhedor e diferenciado”.

Sônia também pontua que um fator essencial para que este ambiente seja propício é que há 15 anos, a escola conta um projeto institucional de um curso de ensino de libras básico, que é destinado para a comunidade escolar e para o público externo, havendo aulas em todos os períodos do dia. As aulas acontecem uma vez por semana e têm a duração de duas horas, sendo ministradas por um professor surdo.

A diretora explica que o interesse dos alunos pelas aulas é grande, pois assim eles podem se comunicar com os colegas que possuem deficiência auditiva. Outra opção de curso, segundo Sônia, é técnico de tradução e interpretação de libras, que acontece no período noturno, tem a duração de dois anos em quatro módulos, com uma carga horária de 1600 horas. O curso técnico tem o objetivo de formar profissionais para atender e trabalhar diretamente com deficientes auditivos.

Com o intuito de garantir a equidade do ensino entre os alunos sem deficiência e os que apresentam deficiência auditiva, a escola contratou profissionais que realizam a interpretação de libras para estarem em sala de aula, fazendo a introdução simultânea do conteúdo lecionado, permitindo assim que todos possam estudar juntos.

Por: Henrique Toscano

Foto: Henrique Toscano

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000