Projeto do Governo de Minas se consolida com o maior investimento em infraestrutura na educação

O Programa Mãos à Obra, idealizado no ano de 2011 através de uma parceria do Governo de Minas Gerais com o Governo Federal, utilizando recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem realizado uma verdadeira revolução na educação em Minas.

De fevereiro até o final de 2021, foram liberados R$ 10 milhões em verbas para realização de obras de infraestrutura nas escolas do Estado. Estes recursos estão sendo aplicados em obras que haviam sido interrompidas e outras que ainda não haviam sido iniciadas.

Ao longo das seis etapas do Mãos à Obra, 48 obras em escolas sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B já foram concluídas. Atualmente existem 22 termos em processo licitatório e oito termos a licitar.

A reportagem visitou a Escola Estadual Gramont Alves Gontijo, em Betim, e a Escola Estadual Professora Maria Coutinho, em Contagem. Além disso, o Diretor Webster Silvino, da Escola Estadual Maria Rita Duarte, de Juatuba, também comentou as transformações sofridas pela sua instituição de ensino.

Escola Estadual Gramont Alves Gontijo

Os recursos recebidos pela Escola Estadual Gramont Alves Gontijo foram determinantes para que a escola ganhasse acessibilidade, por meio da construção de uma rampa, que facilita a locomoção dos estudantes com deficiência física. Além disso, houveram outras modificações, como a criação da cobertura da rampa de acessibilidade para a quadra de esportes e a construção do piso da entrada da escola, que antes era de terra.

A Diretora Simone Oliveira avalia que as obras de infraestrutura impactaram positivamente na rotina dos alunos: “Se a escola possui acessibilidade, nós temos um ambiente mais prazeroso e acolhedor. Isso impacta até mesmo na aprendizagem dos estudantes”.

Apesar dos avanços, a educadora pontua que ainda existem melhorias a serem feitas: “Ainda precisamos promover a reforma da nossa quadra de esportes e os espaços que a gente têm. Queremos ter um laboratório para os alunos e uma sala de professores adequada. Nossa expectativa é conseguir essas melhorias para atrair cada vez mais a comunidade escolar para dentro da escola”.

Escola Estadual Professora Maria Coutinho

A Escola Estadual Professora Maria Coutinho, por sua vez, também sofreu impactos positivos através do programa, como a revitalização de áreas comuns, dos banheiros, da quadra de esportes, da cantina, além da pintura dos ambientes, assim como a acessibilidade. A instituição também recebeu novos mobiliários e a instalação de projetores nas salas de aula.

A Diretora Lílian Cavalcanti explica que as obras de revitalização causaram mudança de comportamento nos estudantes: “Sentimos que os meninos passaram a valorizar mais a escola e adquiriram um maior sentimento de pertencimento à instituição. Eles passaram a cuidar mais das instalações e estão mais tranquilos. Consequentemente, com o investimento dentro da sala de aula, o aluno se sente mais confortável e rende mais nos estudos. A aula fica mais produtiva”.

Escola Estadual Maria Rita Duarte

O Programa Mãos à Obra realizou uma reforma na Escola Estadual Maria Rita Duarte, em Juatuba, através de um recurso liberado no ano de 2019. Todo o piso da escola, que era de cimento queimado, foi trocado por granilite. Além disso, também foram trocadas todas as portas do estabelecimento e houve o alteamento do muro.

O Diretor Webster Silvino conta que também foi realizada a cobertura do pátio escolar e uma reforma parcial do telhado. Os banheiros também receberam uma reforma estrutural. Em termos visuais todos os ambientes da escola foram pintados.

Por: Henrique Toscano

Fotos: Arquivo das escolas e Henrique Toscano

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000