Projeto iniciado no ano de 2015 tem tornado a EE Engenheiro Francisco Bicalho referência em Belo Horizonte

A Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, de Belo Horizonte, vem buscando fazer a diferença entre as instituições de ensino da capital mineira. Em 2015, a escola iniciou um projeto com o objetivo de se tornar o mais sustentável possível.

Através de uma parceria estabelecida com a Cemig, a Francisco Bicalho recebeu a instalação de placas fotovoltaicas acima da quadra de esportes. Além disso, a instituição de ensino possui uma usina de energia solar dentro de suas próprias dependências, tornando-a autossustentável em energia. O diretor da escola, José Américo Barbosa Marques, conta que a parceria com a Cemig ainda possibilitou a troca de todas as lâmpadas da Francisco Bicalho, que hoje são de LED.

O educador também contou que a escola realiza a prática da compostagem da merenda, que havia sido interrompida por conta das chuvas. Ele explica que o processo é uma iniciativa do Professor Vitor, e que o resultado final é a geração de uma horta.

Por fim, Marques conta que o próximo passo para a escola é buscar uma forma de captar a água das chuvas e que o projeto já está sendo iniciado junto aos alunos. Ele conta que há a expectativa de já conseguir captar em parte a água das chuvas através de uma reforma que está prevista para o telhado da Francisco Bicalho e que assim, pelo menos no teto, essa água poderá ser recolhida, trazendo diversos benefícios para a escola, como por exemplo, na lavagem de suas dependências. “A escola está localizada em uma região próxima à nascente do Rio Arrudas, por isso acreditamos ser essencial a conscientização e o aprendizado dos estudantes”, finaliza o diretor.

Por: Henrique Toscano

Fotos: Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000