Escola Estadual Cecília Meireles conta com três nascentes de córrego e uma extensa área verde

Na semana da água, cujo dia oficial foi comemorado na última terça-feira (22), o mundo inteiro reflete sobre a importância de um bem tão precioso em nosso planeta. Em Belo Horizonte, existe uma escola que é exemplar no tratamento a esse bem tão essencial.

A Escola Estadual Cecília Meireles, localizada na região do Barreiro, possui em seu terreno três ou mais nascentes do Córrego Bom Sucesso, que são preservadas pela instituição, além de contar com uma extensa área verde, que comtempla uma diversidade de plantas e animais. Por essa razão, os alunos são ensinados a preservar e a manter essa riqueza. A diretora da escola, Carina de Windsor, explica que através de uma parceria estabelecida com uma empresa competente pela obra, foi possível construir uma trilha ecológica dentro da área verde da instituição de ensino, à qual os alunos possuem acesso. Além de se exercitarem dentro da trilha, os estudantes têm a oportunidade de observar um pequeno lago que se encontra no local e os peixes que vivem ali.

Existe um projeto sendo desenvolvido pela escola que prevê a captação da água da chuva com a finalidade de aproveitar a água para limpeza do local. Além disso, Carina de Windsor também revela que há um estudo para a construção de um orquidário e borboletário, uma área de convivência verde, possibilitando também a oferta de um curso técnico de meio ambiente para a comunidade escolar.

O objetivo do projeto, segundo de Windsor, é otimizar o espaço, tornando-o atrativo para que a comunidade seja ativa, e torná-lo acessível para que outras escolas possam acessá-lo. A educadora conclui dizendo que “o trabalho é diário e estimulante, pois o empenho é necessário para proporcionar à comunidade uma escola mais aconchegante e dinâmica, onde todos tenham o prazer de frequentar e facilitando para que os objetivos de estudo sejam alcançados com sucesso e prazer”.

Por: Henrique Toscano

Foto: Escola Estadual Cecília Meireles

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000