Segundo diretora da escola, rendimento acadêmico dos estudantes melhorou após contato com a prática musical

Os alunos da Escola Estadual Padre João Botelho, localizada no Barreiro, em Belo Horizonte têm uma oportunidade única no contato à cultura: a inserção da música no contexto escolar.

Através de um projeto criado em parceria com a Vallourec, em 2006, a escola oferece aulas de música para crianças e jovens de 7 a 20 anos de idade. A orquestra é formada por mais de 40 alunos iniciantes na musicalização e também fazem parte ex-alunos da instituição, moradores do Barreiro e filhos de funcionários da empresa Vallourec.

As aulas acontecem fora do horário das aulas regulares e funcionam com uma metodologia prática, incluindo instrumentos de sopro, corda e percussão. O repertório aprendido pelos alunos ainda inclui música clássica e música popular.

A diretora da instituição, Eliani Oliveira conta que a Orquestra Jovem realiza diversas apresentações pela capital mineira e pelo interior de Minas Gerais. Além disso, com a ampliação de conhecimento, foi notabilizada uma melhora no rendimento escolar dos estudantes, já que a prática musical influencia diretamente no raciocínio lógico.

A educadora conta como que o projeto impacta diretamente na vida dos jovens: “Em nossa escola os alunos que aprendem música desenvolvem um pensamento crítico e uma atitude positiva diante das adversidades que os rodeiam e das mazelas sociais vividas. Desenvolvem a autoestima e fomentam a cultura da paz.  O Projeto Musica na Escola trouxe benefícios para o desenvolvimento e formação integral das crianças e dos adolescentes em termos de sensibilidade, criatividade, psicomotricidade, senso rítmico, memória, atenção, concentração, autodisciplina, socialização e afetividade”.

Hoje, os frutos já são colhidos: em 2022 três alunos foram aprovados na Faculdade de Música da UFMG. Além disso, há professores que já foram alunos do projeto. A Diretora Eliani, afirma que o próximo objetivo é conseguir mais parcerias, para expandir a disponibilidade de instrumentos aos alunos.

Por: Henrique Toscano

Foto: Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000