A Diretoria Educacional Pedagógica - DIREB da Metropolitana B, vem desde 2017 realizando encontros mensais com todas as/os Especialistas das nossas 210 escolas e agora, com a facilidade online, realizamos plantões e/ou encontros por polos pedagógicos para tratarmos de assuntos previstos a Resolução da Educação Básica de Minas Gerais, hoje a Resolução SEE nº 4.692, 29 de dezembro de 2021. 
 
Sempre buscando levar às nossas escolas, as orientações necessárias e o apoio pedagógico nos planejamentos, estratégias e ações que precisam ser desenvolvidas com nossos Estudantes em prol de uma Educação que realmente fará a diferença na vida de cada um e de cada uma que escolhe estar em nossas escolas. Temos professores/as de competência, que ensinam de formas variadas para que todos/as consigam consolidar as aprendizagens, com planejamento e intervenções contínuas, fazendo com que aprendizagens sejam consolidadas. Os objetivos da Diretoria Educacional Pedagógica são humanizar, enriquecer e apoiar os/as Especialistas no que vem sendo realizado pelos nossos profissionais de sala de aula, fortalecendo o entendimento do real valor destes profissionais: Especialistas e professores/as, na implementação das ações para as aprendizagens.
  
A Diretora Educacional afirma o valioso empenho de todos/as Especialistas, na multiplicação das orientações essenciais no Processo Educativo do Ensino-aprendizagem.  
Os processos de ensino e aprendizagem trazem inúmeros desafios e nossos Especialistas, Professores(as) e Gestão Escolar vem realizando, de forma evolutiva, no que tange às necessidades de melhorias na consolidação das aprendizagens, refletindo sobre as diferentes formas de oferta educativa, buscando um olhar diferenciado para cada sala de aula, para cada estudante e para os demais espaços formativos da escola. Além das diversidades que trazemos dentro de um contexto escolar, outro desafio é o atendimento aos estudantes em todas as Etapas: do Ensino Fundamental de Anos Iniciais e Finais, do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Especial, da Educação Indígena, da Educação do Campo, e as especificidades do Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, do Médio Profissionalizante e da Educação realizada em escolas inseridas no Sistema Prisional, no Sistema Socioeducativo, que temos em nossa jurisdição.
 
As principais propostas da DIREB são, orientar e acompanhar as escolas, à luz da resolução que norteia a Educação Básica: Resolução SEE nº 4692/2021 e demais Documentos oficiais da SEE/MG. Avaliando se o trabalho está sendo consolidado por todos/as Especialistas e se tem chegado a cada profissional da sala de aula de forma integrada ao seu espaço educativo, ao coletivo da sua turma e a cada estudante. Incentivando as escolas para a revitalização de momentos que oportunizam a reflexão conjunta e participativa entre professores, EEB, ATB, ASB, PEUB, Direção, Vice-direção, parceiros, famílias, representantes de turmas, Grêmio Estudantil e Colegiado Escolar, sobre ações estratégicas para reduzir as dificuldades de aprendizagem na escola, para que, de forma colaborativa, sejam planejadas as melhores atividades, respeitando a realidade da escola e dos estudantes.
 
Acontece entre o final de abril e maio:
 
26 e 27/04/2022  -  Encontro com Especialistas e Gestores/as Escolares  
-  Objetivos do Encontro - Apresentar os resultados de participação e desempenho do SIMAVE/PROALFA e PROEB 2021;                                                                                                                       - Compreender a importância das ações de Intervenção Pedagógica para a consolidação do Ensino e das aprendizagens dos estudantes.
 
Formação EMTI (Maio)
 
Formação Profissionais do CREI (de 25 a 29/04/2022 presencial);
 
Bienal do Livro - Local BH Shopping - visitações das nossas escolas nos dias 17 e 18/05/2021;
 
Escolha de Representante de Turmas até 20/05/2022.  Os representantes eleitos/as terão orientações para elaboração do Plano de Ações e outras atribuições.
 
PISA de 24/04 a 31/05/2022 - aplicação;
 
GIDE - Formação Equipe Gestora  de 28/04 a 29/4/2021 - sensibilização sobre a Metodologia GIDE, na sequência, encontros por escolas.

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000