Escola Estadual São Tomás de Aquino foi uma das contempladas pelo prêmio no ano passado

A Escola Estadual São Tomás de Aquino, de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma das instituições de ensino sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B contempladas pela premiação do Prêmio Transformação. “Foi merecidíssimo o nosso prêmio” – é assim que inicia a Diretora Maria Xavier, ao contar o processo pelo qual a instituição de ensino passou para conquistar o prêmio.

A educadora conta que sua equipe é engajada e que se doa em prol da comunidade. Esse engajamento ficou muito visível, segundo ela, durante a fase mais turbulenta de Covid-19, quando as aulas presenciais foram suspensas. Dessa forma, as aulas passaram a ser remotas, via internet, mas nem todos os docentes da instituição possuíam familiaridade com as tecnologias necessárias para viabilizar o acontecimento das aulas online. Sendo assim, coube aos professores mais engajados com tecnologia ensinar o manuseio aos colegas.

Xavier conta que os estudantes que também não tinham familiaridade com as tecnologias necessárias para o acompanhamento das aulas também foram auxiliados. Uma das dificuldades, sendo a diretora, é que alguns alunos não possuíam internet em casa, e a maneira que a Escola entrou para que eles não ficassem com o aprendizado defasado foi desenvolver diversas metodologias, com o intuito de alcançar todos os estudantes. Além disso, a Escola Estadual São Tomás de Aquino também se encarregou de levar Planos de Estudo Tutorado (Pets) para a casa dos estudantes impossibilitados de acompanhar as aulas remotas.

Tendo em vista um contexto de incertezas e ansiedade durante a fase mais intensa da pandemia, a Escola se preocupou em promover palestras motivacionais para a comunidade escolar e incentivar os alunos a realizarem todas as atividades. A educadora concluiu dizendo que foi muito gratificante o empenho de todos os funcionários da instituição, uma vez que não houveram reclamações por parte de professores e os alunos sabem que podem contar com a Escola para as suas necessidades.

Por: Henrique Toscano

Foto: Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000