Encontro de capacitação de profissionais da educação ocorreu no mês de maio

Aconteceu nos dias 4, 5, 12 e 13 de maio, nas dependências da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, em Belo Horizonte, o encontro “Projeto de Vida”, pertencente ao Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, que reuniu professores e coordenadores de ensino de escolas sob circunscrição da Metropolitana B, com o objetivo de capacitar os educadores com as diretrizes da docência no contexto do novo Ensino Médio que será empregado nas escolas. Além disso o encontro se orientou pelo compromisso em aprofundar os conceitos, posturas, práticas e metodologias necessárias para apoiar o estudante na construção do seu projeto de vida, entendido como centro de toda prática educativa.

A proposta, elaborada pelo Governo Federal, tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes componentes que antes não faziam parte da grade curricular e que os permitam a descobrir o universo do mundo trabalho, os auxiliando a descobrir suas vocações e áreas de interesse.

De acordo com Bruno Aguiar, coordenador do Programa EMTI, da Escola Estadual Newton Amaral, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a expectativa é de todas as escolas envolvidas com o projeto só têm a ganhar com essa formação. O educador ainda pontuou que a experiência é de grande valia para todos.

Segundo Lidiani Brasil, membro da equipe pedagógica do evento, o encontro “foi um aproveitamento satisfatório, uma troca de experiência valiosa e gratificante, as escolas se posicionaram de maneira receptiva, as trocas e compartilhamento de ideias fortaleceu a proposta do ICE, de capacitar e estimular os profissionais a realizar uma educação de qualidade, que contribui para a realização e plenitude do ser humano”.

O encontro de formação foi por Camila Lisboa,  Cledmar Canuto, Nelma Garcia e Lidiani Brasil, membros da equipe pedagógica do EMTI

Por: Henrique Toscano

Foto: Henrique Toscano