O dia 2 de agosto marcou os vinte e sete anos da morte do insubstituível Rei do Baião, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira, tal a notável contribuição que trouxe para essa com a sua sanfona, zabumba, triângulo e alegria característica. Eternizado pela sua arte, o saudoso Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989) teve o seu centenário em 2013, o que – como se nota no contexto da E. E. Professora Maria Auxiliadora Lanna – reverbera ainda nos dias de hoje, tal a grandiosidade da obra do mestre.

Após uma conversa informal com a Profa. Elisabete de Andrade Santos, professora do “Projeto de Tempo Integral”, as professoras Maria das Dôres de Souza e Meire Leine dos Santos, respectivamente coordenadora do projeto e supervisora do turno vespertino, propuseram o Projeto "Os 100 anos de Luiz Gonzaga”, que foi desenvolvido em conjunto pelas turmas Esmeralda, Turmalina, Topázio, Diamante, Rubi e toda a comunidade escolar, tendo o seu ápice durante a festa junina ocorrida em 09/07/2016.

E como não podia deixar de ser, a ação contou com a especial participação do Sr. Antônio, membro da comunidade, que brindou a escola com um solo de sanfona, executando as principais músicas do repertório do Rei do Baião. Músicas essas que, a propósito, expressam a pobreza, a tristeza e a injustiça de sua árida terra, o Sertão Nordestino, o que se revela consideravelmente válido em tempos de confesso preconceito contra esse povo aguerrido, criativo e inteligente que é o nordestino. Sendo a escola justamente o lugar de promoção da igualdade, nada melhor do que fazê-lo por meio da arte de um homem que – ao lado de gênios como Ariano Suassuna, Jorge Amado, Raul Seixas, Patativa do Assaré, Dominguinhos e tantos outros – evidenciam o valor do povo e da cultura nordestina.

A Profa. Vera Lúcia Rabelo, diretora da escola, vibrou com o envolvimento da comunidade escolar, bem como com os resultados do projeto. “Achei de grande relevância a proposta deste projeto, que, além de ressaltar a importância de Luiz Gonzaga dentro do cenário musical brasileiro, proporcionou aos nossos alunos a descoberta da cultura nordestina tão bem retratada por este ilustre cidadão brasileiro.”

O projeto foi desenvolvido utilizando-se do restante do material adquirido com a verba do Projeto de Tempo Integral de 2015, bem como de recursos do corpo docente e equipe diretiva. Partindo-se do princípio de ser imprescindível ampliar a visão dos alunos para além dos muros da escola, o projeto em questão objetivou apresentar outras realidades culturais ao resgatar a história do saudoso Luiz Gonzaga. A ação resultou em um maior senso de humanidade e espírito de luta entre os discentes, como nos mostra o jovem de nove anos Jonathas Martins de Almeida, do 4º ano do Ensino Fundamental. “Eu gostei muito de conhecer a vida de Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’, através dos documentários, ver a primeira sanfona que ele ganhou, os lugares por onde ele passou, estudar a música ‘Asa Branca’ e perceber o quanto o povo nordestino já sofria naquela época. A trajetória de Luiz Gonzaga me mostrou que na vida existem muitos obstáculos e que não devemos desistir.”

Disseminador da música, dos costumes, da fala e do amor do seu povo, Luiz Gonzaga trouxe benefícios incontestáveis, não só para a sua cidade-natal, Exu, no Sertão do Araripe, mas para todo o Nordeste, no aspecto social, político, econômico e, naturalmente, cultural. Nesse âmbito, é gratificante vê-lo chegar ao conhecimento dessa garotada que está estreando a vida em uma terra que, mesmo que ardendo, é repleta de possibilidades de fazer o bem e de lutar pela dignidade humana de todos os povos.

__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Foto: E. E. Professora Maria Auxiliadora Lanna / Divulgação

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000