Aconteceu no dia 22 de agosto de 2016, no auditório do campus Coração Eucarístico da PUC Minas, o Encontro Universidade e Escola: Especialistas das escolas da Rede Estadual de Ensino, Professores e alunos da PUC Minas. A abertura do evento foi realizada pela Profa. Nilza Bernardes Santiago, mestre em educação e coordenadora de estágios do Instituto de Ciências Humanas (ICH), e contou com a participação do Superintendente da SRE Metropolitana B, Webster Silvino de Oliveira, e das representantes da equipe pedagógica, Márcia Oliveira e Nelma Garcia.

A Profa. Nilza Santiago ressaltou a importância da parceria para melhorar a capacitação dos(as) estagiários(as), que, futuramente, estarão em salas de aula para lecionar e lidar com os diversos tipos de situações e desafios. Outro fator importante, segundo ela, é que o estágio possibilita ao aluno desenvolver uma formação sólida e participativa.

Em sua explanação, Webster Silvino festejou a iniciativa, demonstrando, através de experiências por ele vividas, os desafios que os(as) estagiários(as) encontrarão dentro da sala de aula. O superintendente ressaltou que os mesmos deverão ser encorajados a encontrar formas de alcançar os objetivos pretendidos e solucionar os problemas no ambiente escolar, falando também da importância da proximidade que deverão ter com a comunidade escolar, o que, segundo ele, se mostra fundamental para conquistar tanto os pais quanto os alunos e, consequentemente, alcançar uma melhor qualidade de ensino e participação dentro das escolas.

A servidora Nelma Garcia, membro da Coordenação de Juventude da SRE Metropolitana B, foi convidada a apresentar o histórico da formação dessa parceria. “Ao longo do mês de julho foram realizadas visitas às escolas selecionadas, com a finalidade de conversar com a direção e os professores, verificando questões como as expectativas da escola em relação ao estagiário e vice-versa”. Segundo Nelma, a intenção é oferecer a esse aluno a oportunidade de fazer a sua trajetória de formação de maneira mais efetiva e participativa.

Assim, durante o encontro, diretores e professores das escolas estaduais e alunos da PUC Minas puderam, em roda de conversa, se conhecer e estabelecer os contatos iniciais para o desenvolvimento do trabalho. Inicialmente, as escolas receberão estagiários da licenciatura em Pedagogia, Geografia, História e Letras.

São contempladas pela parceria as seguintes escolas: E. E. Assis das Chagas, E. E. Bernardo Monteiro, E. E. Cândida Cabral, E. E. Cristiano Machado, E. E. Desembargador Mário Gonçalves de Matos, E. E. Doutor Paulo Diniz Chagas, E. E. Maurício Murgel, E. E. Melo Viana, E. E. Odilon Behrens, E. E. Padre Eustáquio, E. E. Pedro Dutra, E. E. Professor Leon Renault e E. E. Professor Morais.
__________
Fonte: sremetropb.blogspot.com.br
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: SRE Metropolitana B

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000