Palavra do Superintendente

Webster Silvino de Oliveira
Diretor Educacional

Uma temática muito valorizada na indústria cinematográfica é o ofício docente, que já originou grandes obras da Sétima Arte. A lista é extensa, mas, se eu tivesse que citar as que se me revelaram mais inspiradoras, eu mencionaria três delas: Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989), O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile, 2003) – o equivalente feminino do anterior, como dizem – e Escritores da Liberdade (Freedom Writers, 2007). Tratam-se de tramas distintas, ocorridas em contextos específicos, mas todas elas em comum acordo no que tange ao papel do professor: ensinar fora dos métodos ortodoxos, denunciar o sistema e construir uma consciência crítica em sala de aula.

O próximo dia 15 exalta justamente o papel desses profissionais, que, quando representados na ficção, geralmente têm os seus reais desafios contemplados, mas não na íntegra. Ao enveredar pelos caminhos da docência, o sujeito lida com desafios de toda ordem, revelando-se como o grande profissional que é justamente quando, “apesar de”, segue com afinco em sua missão. Penso que isso revela não “amor”, como tem sido dito, mas, sim, fé no poder transformador desse ofício. Quem segue educando, a despeito das dificuldades que ainda envolvem o ensino, persiste porque persegue um mundo melhor para todos.

Então, abro esta edição do nosso “Educação em Pauta” parabenizando este profissional que, em nosso passado, possibilitou que eu escrevesse este texto e que você o lesse. E aproveito para estender este sentimento de gratidão àqueles que se dedicam ao serviço público e que têm o dia 28 destinado à comemoração do seu ofício. As minhas considerações, naturalmente, se voltam de modo especial aos servidores da educação, membros de uma diversa família chamada Metropolitana B. Como família que somos, não permitamos que as nossas diferenças nos separem, mas, pelo contrário, as apliquemos para uma finalidade mais elevada e um bem comum: a construção de uma educação pública e de qualidade para todos. Sigamos em frente.

Boa leitura!

Educação em Pauta - OUTUBRO 2016 - Clique aqui!