Estão abertas as inscrições para o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do PlugMinas. Ao todo, são disponibilizadas 330 vagas para o curso técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. As atividades do curso se iniciam no primeiro semestre de 2017. O curso é resultado de uma parceria entre o PlugMinas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e a Escola de Formação Gerencial (EFG).

Estão aptos a se candidatar a uma vaga do processo seletivo do PlugMinas jovens com idade entre 16 e 24 anos, completos até o primeiro dia de aula expresso no edital. Os candidatos deverão estar regularmente matriculados e frequentes no Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino localizadas em Belo Horizonte ou Região Metropolitana, ou já ter concluído o Ensino Médio (egressos) em uma escola da rede pública de ensino de Minas Gerais e que residam em Belo Horizonte ou Região Metropolitana.

Para se inscrever, é necessário que o interessado preencha o formulário eletrônico utilizando qualquer computador conectado à internet pelo endereço eletrônico www.plugminas.mg.gov.br . Os jovens devem preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição. Caso tenha alguma dúvida no preenchimento, o candidato deverá entrar em contato com a equipe do PlugMinas através do telefone 3466-2714. As inscrições deverão ser feitas até o dia 18 de novembro.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira consiste na análise dos declarados na ficha de inscrição e seleção dos inscritos. Nesse momento são avaliadas as informações quanto ao perfil do candidato (idade, formação, participação no PlugMinas e renda per capita) solicitadas no Edital. Já na segunda, os candidatos farão prova de conhecimentos (conteúdo do Ensino Fundamental e Médio). Na terceira etapa, os alunos selecionados participarão de dinâmica e entrevista. Os candidatos que não forem chamados imediatamente para a segunda etapa do processo de seleção serão considerados excedentes, podendo ser convocados em momento posterior.

O curso terá duração de um ano e carga horária de 1000h.

Confira AQUI o edital do processo seletivo.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil
O Núcleo oferece curso técnico em Administração com ênfase em gestão de negócios e empreendedorismo. Ele tem por finalidade o desenvolvimento de competências necessárias para o enfrentamento e superação dos desafios da juventude e da vida em suas diversas dimensões (profissional, pessoal, social e familiar), além de promover a formação do sujeito empreendedor, ético e consciente de sua responsabilidade social. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Matrículas
Após a publicação da lista de selecionados no portal do PlugMinas, o candidato deverá realizar a matrícula. Para isso, deverá estar munido de original e cópia dos seguintes documentos: Comprovante de Residência ( conta de luz, água ou telefone - documento atual datado nos três últimos meses em nome do estudante e/ou do responsável legal); Carteira de Identidade; CPF do candidato; e Comprovante de Escolaridade.

PlugMinas
O PlugMinas é voltado para a formação e o aperfeiçoamento educacional e profissional do jovem oriundo da rede pública de Ensino Fundamental e Médio e tem como objetivo a ampliação de oportunidades e a inclusão produtiva por meio da oferta de cursos de formação nas áreas da tecnologia, empreendedorismo, artes, idiomas, design e moda.

Fonte: educacao.mg.gov.br
Imagem capa: freepik.com