“O Projeto de Acompanhamento Pedagógico Diferenciado pretende mudar a trajetória escolar dos alunos não alfabetizados inseridos nas turmas de 4º ao 9º ano, acreditando que o trabalho pautado na afetividade, no reconhecimento da história escolar e de vida do estudante, no investimento e diversificação dos procedimentos didáticos e na ampliação das possibilidades de uso da leitura e da escrita em contextos sociais significativos possibilitará atingirmos nossos objetivos.” Equipe Currículo e Formação – SEE/MG.

Foi com este propósito que a Equipe Currículo e Formação da SEE/MG enviou para todas as SRE’s e escolas o anexo 2 do Ofício Circular SB/SIF/DIEF nº 035 com as orientações para a execução do Projeto APD. As escolas foram incumbidas de enviar para as SRE’s seus projetos elaborados a partir do diagnóstico dos níveis de leitura e escrita dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, as análises das SRE’s foram encaminhadas à SEE para aprovação do professor alfabetizador, o qual seria destinado apenas às escolas com mais de 40 alunos não alfabetizados.

Mesmo não tendo ainda o professor alfabetizador para execução do projeto, as escolas deveriam desenvolvê-lo com os outros sujeitos envolvidos (Diretor, Vice-Diretor, Especialista, Professor de Biblioteca, Eventual, Professores regentes de aulas e Professores da Educação Integral).

Nos dias 06 e 07/07/2016, no Hotel Ouro Minas, a SEE promoveu o 1º Seminário do Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado com os Coordenadores dos Eixos do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Diretores Pedagógicos das SRE’s. O encontro teve como pauta: i) orientação de como se daria a contratação dos professores alfabetizadores, prevista para o mês de agosto de 2016; ii) estudo do material de apoio que seria disponibilizado para todas as escolas contempladas; iii) orientação para a realização do encontro nas Superintendências com os professores alfabetizadores da cada regional.

Na Metropolitana B, quatro escolas foram contempladas com os professores alfabetizadores: E.E. Professor Clóvis Salgado (BH), E.E. Professor Leon Renault (BH), E.E. Professora Benvinda de Carvalho (BH) e E.E. Professora Geralda Eugênia da Silva (São Joaquim de Bicas).

Atendendo à orientação da SEE/MG, no dia 22/09/2016, a Coordenadora dos Eixos Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Silvia Gracia, com o auxílio da Analista Educacional Maria da Conceição, realizou na SRE Metropolitana B o 1º Encontro do Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado (PAPD). O encontro reuniu as 4 Professoras Alfabetizadoras e as 4 Especialistas das escolas contempladas para acompanhamento do que já vinha sendo executado, estudo do material de apoio que foi enviado e orientações de monitoramento do projeto.

Foi um momento muito prazeroso, no qual as professoras levantaram as dificuldades encontradas e fizeram um panorama do desenvolvimento dos alunos, considerando o dia em que tiveram o primeiro contato com os mesmos até os dias atuais. Nesse âmbito, foram trazidas ainda questões sociais e pessoais de cada discente.

As palavras que ordenaram todo o encontro foram “sensibilidade, afetividade e comprometimento”. Perceber a necessidade do aluno, encorajá-lo diante das dificuldades, estar ao lado do aluno, por situações inerentes a ele, sofreu prejuízo em seu desenvolvimento escolar.

Sabemos que muitos dos alunos que estão sendo atendidos neste projeto são alunos de áreas de grande vulnerabilidade social, muitos sem o apoio dos pais e familiares, por vezes usuários de drogas ou mesmo traficantes. São alunos que dependem de nosso olhar mais carinhoso, da nossa preocupação em dizer que são capazes, que conseguem mudar sua realidade se quiserem. Portanto, o nosso fazer para atendê-los e tentar sanar essas deficiências na alfabetização tem que ser diferenciado, levando em conta as defasagens de cada um.

Os desafios são enormes, devendo ser encarados em curto espaço de tempo. Se conseguirmos recuperar uma boa parte desses alunos para que eles possam estar entre seus pares sem sentimento de inferioridade por não saberem ler e escrever, já teremos dado um grande passo. Esperamos que este projeto tenha continuidade em 2017, numa perspectiva mais ampla, ou seja, contemplando todas as escolas.
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Por Sílvia Grácia Oliveira de Souza
Coordenadora dos Eixos Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais
SRE Metropolitana B
Fotos: SRE Metropolitana B

 

 

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