Escola Estadual Doutor Antônio Canedo apresentou bons resultados durante o ano de 2021

A Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canedo, localizada no Bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte, foi uma das escolas agraciadas pelo Prêmio Transformação 2021, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para aportar recursos em escolas que obtiveram os melhores crescimentos de rendimento acadêmico.

A Professora Eventual, Solange Nepomuceno de Brito, conta que foi uma honra a escola ter conquistado esse prêmio, pois, segundo ela, foi um grande desafio que a instituição enfrentou durante a fase mais conturbada da pandemia de Covid-19. Segundo a educadora, houve a união e o trabalho em equipe entre todos os docentes da escola, que buscaram realizar os trabalhos acadêmicos com todos os alunos, incluindo até mesmo aqueles desprovidos de acesso à internet.

Ela ressalta que o comprometimento dos professores foi essencial para que a escola alcançasse um resultado satisfatório nos índices de aprendizagem dos estudantes, pois os professores trabalharam até fora do horário de serviço para atender pais e alunos, via online, para saberem as suas demandas. A educadora ressalta que a parceria entre família e escola também foi essencial no processo de aprendizagem dos alunos neste processo tão difícil e enfatizou que a Escola procurou ir até a casa das famílias, incentivando os estudantes a realizarem todas as tarefas e distribuindo Planos de Estudo Tutorado (PETS) para aquelas crianças que não tivessem condição de acompanhar as aulas remotamente.

Neste período também ocorreu uma parceria estabelecida entre a Escola Estadual Doutor Antônio Augusto Soares Canedo e o Instituto Gil Nogueira, que possibilitou aos estudantes o maior acesso aos livros de leitura, o que impactou positivamente no crescimento de alunos leitores na instituição.

Por fim, Nepomuceno revela que os planos da Escola não param por aí. Existe a expectativa de ganhar o prêmio pelo segundo ano consecutivo, e para isso a instituição já iniciou os trabalhos para propiciar a melhora na qualidade de ensino. Um passo adotado muito importante foi o estabelecimento do período de diagnóstico, buscando equilibrar o nível de aprendizagem dos estudantes, auxiliando aqueles que por razões específicas tenham ficado com a aprendizagem defasada em relação aos colegas.

Por: Henrique Toscano

Foto: Henrique Toscano

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000