No dia 25 de maio de 2023 a Escola Estadual Joaquim José Pereira recebeu da Câmara Municipal de Igarapé Moção de Aplausos pelos relevantes serviços prestados na educação do município de Igarapé.

A homenagem é pelo o Prêmio Escola Transformação/2022 que tem o objetivo de reconhecer publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar. A escola foi premiada em 2022 na terceira edição do Prêmio, na categoria II.

A Escola Estadual Joaquim José Pereira também recebeu a premiação em 2023 pela segunda etapa da terceira fase do prêmio de 2022, que contemplou as escolas que se destacaram pelo aumento no indicador de desempenho do nível de ensino premiado em relação ao calculado para a edição anterior do PROEB 2021 com o PROEB 2022.