O CREI - Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva foi implantado na Metropolitana B em 2022 conforme resolução normativa 4.496/2021, com o objetivo de atuar junto à formação dos profissionais da educação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes públicos da educação especial.

OBJETIVOS DO CREI METROPOLITANA B:
I. Oferecer capacitação continuada aos profissionais da educação para a oferta do ensino adequado às necessidades específicas dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação;

II. Orientar as escolas no atendimento adequado aos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/ Superdotação, matriculados nas escolas comuns da rede estadual de ensino;

III. Auxiliar as escolas na produção de materiais didáticos acessíveis;

IV. Orientar as escolas na adaptação de mobiliários e espaços escolares, visando a acessibilidade física dos estudantes;

V. Orientar a equipe pedagógica na construção de recursos de acessibilidade curricular;

VI. Desenvolver ações que estimulem a produção e o uso de tecnologias assistivas;

VII. Promover ações que eliminem barreiras atitudinais na comunidade escolar.

PÚBLICO-ALVO:
I. Professores regentes de aula, turma e especialistas em Educação Básica que atuam em escolas comuns da rede estadual de ensino;

II. Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE);

III. Gestores que atuam em escolas comuns da rede estadual de ensino.

Atualmente a equipe de formação do CREI Metropolitana B é composta pelo Coordenador Dione Ferreira de Castro, Especialista em Educação Básica Leni Aparecida Meira, Professora em Educação Básica Judite Ferreira de Carvalho, Analista da Educação Básica Psicólogo Rômulo Campolina de Souza Junior e a Assistente Técnica da Educação Básica Luiza Lucia da Conceição e Auxiliar de serviços Básicos Luciana Caroline Silva.  Todos os trabalhos do CREI são coordenados pelos SAI – Serviço de Apoio à Inclusiva por intermédio da coordenadora Maria Rosana Pompeia Gama e da Diretora Educacional DIREB - Branca de Lourdes Peixoto Franco Castro, além das Analistas Fatima Tavares, Juliana Dutra e do superintendente regional de ensino Heverton Ferreira de Oliveira.


(Foto: Rômulo, Maria Rosana, Branca, Juliana, Fátima Tavares, Heverton, Dione)

O Centro de referência Em Educação Especial Inclusiva propiciou dois Webinários com as seguintes temáticas: Autismo (https://www.youtube.com/watch?v=sU23GX-isB8) e Deficiência Intelectual e as Inteligências (https://www.youtube.com/watch?v=f5YvlDtMgEA) ambos disponíveis para acesso na plataforma do YouTube com mais de dois mil acessos.

Outras formações ofertadas pelo CREI foram duas oficinas de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) com carga horária de 20 horas presencial, e um curso de PDI 60 horas. Ambos cursos contaram com a participação de mais de 120 pessoas e aproximadamente 300 inscritos.

Outra ação desenvolvida pelo Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva foram as visitas técnicas orientativas nas escolas estaduais da Circuncisão da Metropolitana B, mais de 30 escolas receberam a visita presencial do CREI para orientações, sugestões, análises.


(Foto: Judite, Luiza, Juliana, Maria Rosana, Maria Alice, Suellen, Fatima, Rômulo e Dione)

Para o ano de 2024 estão previstos novos Webinários e oficinas acerca do AEE ( Atendimento Educacional Especializado), faça o cadastro em nosso Link de contatos e receba as formações (https://forms.gle/yV9v2zQYEHp1t4rh7) diretamente no seu e-mail ou acesse nossa rede social https://www.instagram.com/creimetropolitana.b/ .


(Foto: Elen, Eleonora, Dione,  Noemi, Rômulo e Leni)
__________
Fotos e texto: Equipe da Diretoria Educacional B (DIRE B)

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000