Editorial

Faça um novo ano diariamente

Avançamos apenas dois meses neste ano de 2019 e apenas um mês, aproximadamente, neste ano letivo, mas há quem já tome 2019 como velho e tenha chegado à exaustão nas primeiras semanas do ano letivo. Se passam os dias, os meses e os anos e a vida segue parecendo enfadonha para alguns, temos aí um claro sinal de que mudanças de calendário, por si só, não transformam a nossa realidade. Nesse sentido, iniciar expressões como “feliz ano novo”, “bom dia” ou “boa aula” com o verbo fazer no modo imperativo seria, decerto, o mais acertado, vez que elas devem expressar muito mais uma sugestão do que um mero desejo de que o outro tenha sorte.

É claro que a vida é repleta de sobressaltos, mas isso não os torna capitães do barco de nossa existência. Recordemos Shakespeare: “As circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos”. O tão exaltado empoderamento, portanto, precisa extrapolar as barreiras do político – o que envolve questões de classe, gênero, raça e afins – e alcançar a nossa vida cotidiana, tornando-nos capazes de atuarmos como protagonistas em toda e qualquer situação que se nos apresente.

Nós sonhamos com uma Educação que traga o sujeito de volta para si mesmo, levando-o a descobrir em seu íntimo um manancial de poder, sabedoria, entusiasmo e criatividade. Nós sonhamos com uma Educação que transfira o poder de mudança do calendário para o indivíduo, o único capaz de fazer um novo ano diariamente. Nós sonhamos com uma Educação em que nenhum conhecimento tenha valor maior que o conhecimento de si mesmo.

O nosso informativo está de cara nova só para te inspirar a fazer novas todas as coisas que não te alimentam mais. Nossa sugestão? Reconheça o seu inesgotável poder de renovação, na certeza de que, diante das situações que aparentemente não podemos mudar, temos ainda a possibilidade de lançar sobre elas um novo olhar.

Boa leitura!

Equipe do Educação em Pauta

CLIQUE AQUI para acessar a edição do Educação em Pauta de Março/2019

 

 

SRE - Metropolitana B
Av. Amazonas, 5855 - Bloco A
Gameleira - BH / MG - 30510-000